domingo, 22 de julho de 2012

Divulgação: Novas postagens no blog do AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL.




Se você, estudante universitário, professor, pesquisador ou simplesmente cidadão apaixonado por HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL, ARQUEOLOGIA, TURISMO CULTURAL, MEIO AMBIENTE, desejar colaborar com o trabalho do AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL, envie-nos uma cópia do seu trabalho de pesquisa para compor o nosso acervo bibliográfico. Caso queira denunciar crimes contra o Patrimônio Cultural, entre em contato com o nosso e-mail logo abaixo. Se deseja comunicar ou repassar informações sobre eventos culturais, faça o mesmo. PARTICIPE! Sua colaboração é muito importante para nós e será muito bem-vinda.

Também realizamos periodicamente eventos culturais e passeios históricos-culturais por sítios históricos da Baixada Fluminense. Caso seja do seu interesse em participar, mande-nos seu nome, e-mail e telefones para futuros contatos.

Entre em contato conosco:

(21) 9765-6038 ou 7399-8339 (CLARINDO)























PRÊMIO BAIXADA 2012


Clique na imagem acima para ampliá-la.


Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Abertas as inscrições para a edição 2012

Maio 22, 2012 por educacaopatrimonial




Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que este ano, além dos 24 anos de premiação, comemora também os 75 anos do IPHAN e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão. Os proponentes têm até o dia 9 de julho para apresentar o projeto, que deve ser incluído em apenas uma das sete categorias previstas no edital. As inscrições devem ser feitas em uma das Superintendências Estaduais do IPHAN.
 
Os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar a atividade. As comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal. As ações vencedoras na etapa estadual serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012. Cada um receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.


Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o IPHAN desde sua fundação em 1937, até 1968.
 
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias:

• Promoção e Comunicação


• Educação patrimonial


• Pesquisa e inventário de acervos


• Preservação de bens Móveis


• Preservação de bens Imóveis


• Proteção do patrimônio natural e arqueológico; e


• Salvaguarda de bens de natureza imaterial


O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do IPHAN e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento – DAF / Coordenação de Difusão, em Brasília, SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – 4º andar – Cep: 70390-135. Telefones: (61) 2024.5459. Fax: (61) 2024.6498. Endereço eletrônico: premio.prmfa@iphan.gov.br.


Edital – PRMFA 2012



Anexo I – Ficha de inscrição



Anexo II – Resumo da ação



Consulte o Diário Oficial da União




Material de divulgação



Cartaz – PRMFA 2012
 
Folder – PRMFA 2012






23ª Edição – Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2011





Conheça os premiados em 2011






Mais informações



Assessoria de Comunicação Iphan






Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br



Heli Espíndola – heli.espindola@iphan.gov.br



Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br



(61) 2024-5475 / 2024-5476 / 2024-5477









Fonte: Ascom – DAF



Rio de Janeiro - Alguém identifica o lugar?



Antonio Pastori <> 4 de março de 2012 17:14




---------- Mensagem encaminhada ----------



De: Wanderley Duck <>



Data: 4 de março de 2012 13:00



Assunto: Rio de Janeiro - Alguém identifica o lugar?



Para: ..............................




Um amigo do Rio de Janeiro pediu ajuda na identificação do local desta foto.



Alguém sabe que viaduto é (ou era) esse ?

Antonio Pastori
Saiba mais sobre a AFPF em:


Essa vai dar uma boa discussão: Tem gente que disse que é no subúrbio da Leopoldina ou da Central, em Irajá, se não me engano.




Outro colega afirma ser a da antiga estação da Pulverização em Barra do Piraí.







Então...?




Abs.,








Antonio Pastori


PATRIMÔNIO






PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho



A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.



As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de "três necessidades básicas humanas": MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.



Se um simples objeto é definido "como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma" (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.



PRESERVE O PATRIMÔNIO "(...)que os educadores habituem a infância e a juventude a se absterem de danificar os monumentos,quaisquer que eles sejam, e lhes façam aumentar o interesse, de uma maneira geral, pela proteção dos testemunhos de toda a civilização."(CARTA DE ATENAS, 1931).




www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com.br

--
CLARINDO
Amigos do Patrimônio Cultural
(21) 9765-6038  ou  7399-8339
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário