sábado, 8 de novembro de 2008

Secos & Molhados - Biografia



Secos & Molhados é um conjunto musical brasileiro, criado pelo compositor João Ricardo em 1971. Músicas do folclore português, como "O Vira", misturadas com a poesia de Cassiano Ricardo, João Apolinário, Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa, entre outros, fizeram dos Secos & Molhados um dos maiores fenômenos musicais do Brasil. Sua formação inicial era composta por: João Ricardo (violão de doze cordas e gaita), Fred (bongô) e Antônio Carlos, ou Pitoco, como é mais conhecido.

O som completamente diferente à época, fez com que o Kurtisso Negro de propriedade de Peter Thomas, Oswaldo Spiritus e Luiz Antonio Machado no bairro do Bixiga, em São Paulo, local onde o grupo se apresentava, fosse visitado por muitas pessoas, interessadas em conhecer o grupo. Entre os "curiosos" estava a cantora e compositora Luli, com quem João Ricardo fez alguns dos maiores sucessos já gravados no Brasil ("O Vira" e "Fala").

História

Fred e Pitoco, em julho de 1971, resolvem seguir carreira solo e João Ricardo sai à procura de um vocalista. Por indicação de Luli, conhece Ney Matogrosso, que muda-se do Rio de Janeiro para São Paulo. Depois de alguns meses, Gerson Conrad, vizinho de João Ricardo, é incorporado ao grupo. O Secos & Molhados começa a ensaiar e depois de um ano se apresenta no Teatro do Meio, do Ruth Escobar, que virou um misto de bar-restaurante chamado "Casa de Badalação e Tédio".

No dia 23 de maio de 1973, o grupo entra no estúdio "Prova" para gravar - em sessões de seis horas ao dia, por quinze dias, em quatro canais – seu primeiro disco, que vendeu mais de 300 mil cópias em apenas dois meses, atingindo um milhão de cópias em pouco tempo.

Os Secos & Molhados se tornaram um dos maiores fenômenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de discos e público. Em fevereiro de 1974, fazem um concerto no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no Brasil. Em agosto do mesmo ano, é lançado o segundo disco e João Ricardo decide reciclar os integrantes da banda.

Em maio de 1978, João Ricardo lança o terceiro disco dos Secos & Molhados com Lili Rodrigues, Wander Taffo, Gel Fernandes e João Ascensão. Surge mais um sucesso do grupo, "Que Fim Levaram Todas as Flores?", canção mais executada no Brasil naquele ano.

Agosto de 1980, junto com os irmãos Lempé - César e Roberto – o Secos & Molhados lança o quinto disco . A quinta formação do grupo nasce no dia 30 de junho de 1987, com o enigmático Totô Braxil, em um concerto no Palace, em São Paulo. Em maio de 1988 sai o álbum "A Volta do Gato Preto".

Simplesmente sozinho, em 1999, João Ricardo lança "Teatro?" mostrando definitivamente a marca do criador dos Secos e Molhados.

Cronologia

* 1970 - Setembro –Gerson Conrradi e João Ricardo se juntam para buscar um vocalista para a banda, Secos & Molhados.
* 1971 – Abril – Antônio Carlos – Pitoco - e Fred entram para o grupo.
o Maio – Temporada na casa Kurtisso Negro.
o Agosto – Luli apresenta Ney Matogrosso à Gesrson Conrradi e João Ricardo
o Dezembro – Primeira temporado dos Secos & Molhados, no Teatro do Meio.
* 1973 – Março – Os Secos & Molhados começam a ensaiar com os músicos Gripa (flauta), John (guitarra), Willy (baixo) e Marcelo Frias (bateria).
o Maio – O grupo entra em estúdio.
o Junho – João Ricardo entrega o disco gravado e o layout da capa para a Continental Records.
o Agosto - Show de lançamento do primeiro álbum no antigo Teatro Aquarius, na rua Rui Barbosa, em São Paulo.
o Setembro - Aparecem no primeiro programa de televisão chamado Fantástico da Rede Globo e iniciam a temporada de duas semanas no Teatro Itália.
o Novembro – Mostram-se para o Rio de Janeiro num concerto único no Teatro Thereza Raquel.
o Dezembro - Fazem concertos pelo país, batendo também todos os recordes de público.
* 1974 – Janeiro – Temporada no Teatro Thereza Raquel, no Rio de Janeiro e gravações em programas de rádio e televisão.
o Fevereiro – concerto no Maracanãzinho, Rio de Janeiro.
o Março – Lançamento do disco no México
o Junho – Gravação do segundo disco do grupo
o Agosto – Lançamento do segundo disco e término da primeira formação do grupo
* 1977 – Dezembro – João Ricardo entra em estúdio para gravar o terceiro disco dos Secos & Molhados com: Lili Rodrigues (vocais) Vander Taffo (guitarra) João Ascensão (baixo) e Gel Fernandes (bateria).
* 1978 – Março - Secos & Molhados lançam a terceira obra com a canção "Que Fim Levaram Todas as Flores?", uma das mais executadas no país. Durante o ano fazem televisão e concertos muito bem recebidos
* 1980 – Agosto - O quarto LP do grupo é lançado com nova formação: César e Roberto Lempé e Carlos Amantor, cantores e compositores. João decide parar por um tempo e viajar para fora do país.
* 1988 – Maio - Sai o disco A Volta do Gato Preto, quinta formação da banda, com Totô Braxil.
* 1999 - Junho – Lança oficialmente o cd Teatro?, junto com o :*Site oficial do grupo
* 2000 – Setembro – Lançamento do disco Memória Velha pela Eldorado.
* 2003 – Dezembro – Lançamento do disco Ouvido Nu, em comemoração aos 30 anos dos Secos & Molhados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Secos_%26_Molhados

Nenhum comentário:

Postar um comentário