quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Lila Downs - Biografias

Lila Downs (19 de Setembro de 1968, Tlaxiaco, Oaxaca, México) é uma cantora mexicana. Interpreta composições de sua autoria bem como outras com origem no folclore de várias culturas mesoamericanas: mixteca, zapoteca, maia e nahua.
Filha de Allen Downs, um professor de arte e cinematógrafo de Minnesota, Estados Unidos de origem britânica e de Ana Sanchéz, de origem mixteca, Lila Downs cresceu no estado mexicano de Oaxaca e passou a sua adolescência nos Estados Unidos, no estado da Califórnia.
Frequentou depois a Universidade de Minnesota onde completou os estudos em canto e antropologia.Mais tarde regressa ao México, onde aprende a tecer.
Algum tempo depois começa a cantar em clubes de Oaxaca e Filadélfia acompanhada pelo músico Paul Cohen, um saxofonista dos Estados Unidos, dando início a uma colaboração entre ambos em canções que lentamente evoluiriam até fazerem parte das gravações subsequentes de Lila.
Durante os últimos anos, Lila Downs e a sua banda têm efectuado numerosos concertos no México, América do Sul, Estados Unidos e Europa.
Contribuiu para a banda sonora do filme Frida com vários temas entre os quais Burn it blue, que seria nomeada para o óscar para melhor canção e que Lila Downs interpretou na 75ª entrega dos óscares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário